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O plano de negócios nas organizações sociais

Aluno: Isabel LuÍsa Peres Martins Ramos


Resumo
A crise económica e financeira sujeitou as organizações inseridas no Terceiro Setor a uma pressão constante no que concerne à sua viabilidade económica, perspetivando muitas semelhanças com o Segundo Setor. A falta de liquidez por parte do Estado impõe uma reestruturação das organizações sociais. Fatores como concorrência, planeamento, criatividade, inovação, e outros passam a fazer parte da agenda do dia como pontos fulcrais para o desenvolvimento das mesmas e a prossecução dos objetivos sociais. Neste contexto foi elaborado o Plano de Negócios (PN) da Associação de Apoio ao Domicílio do Recém-Nascido (A.A.D.R.N.), assumindo-o como uma ferramenta indispensável para a sua concretização: internamente utilizando esta ferramenta como forma de planeamento e avaliação de desempenho quanto à execução dos objetivos propostos e sua concretização; externamente utilizando-a junto da sociedade civil, por via da caracterização da associação, privilegiando desta forma, a relação com os stakeholders e as várias organizações inseridas no mercado do Terceiro Setor. Assim, o Plano de Negócios na AADRN foi elaborado espelhando a linha condutora da referida associação e delineando o seu rumo. O fato de a AADRN se encontrar no early stage provocou, em determinadas etapas da elaboração do PN, alguma dificuldade quanto a apresentação de dados e a sua perspetivação, no entanto, prevê-se que este gap seja colmatado nos anos subsequentes. A AADRN assume que o grande desafio deste PN será a sua aplicabilidade, com particular destaque para questões financeiras, na criação do negócio social e ainda relativamente aos recursos humanos.


Trabalho final de Mestrado