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PRÁTICAS DE TQM E QUALIDADE DO PRODUTO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CONJUNTOS DIFUSOS

Aluno: Carlos Miguel Maia Mareco


Resumo
A crescente procura por produtos de qualidade levou a que os fabricantes intensificassem os seus esforços no desenvolvimento e aplicação de programas de gestão da qualidade, com destaque para a Gestão pela Qualidade Total (GQT). No presente estudo pretende-se demonstrar a relação existente entre as práticas da GQT e a Qualidade do Produto (QP) recorrendo ao método Qualitative Comparative Analysis (QCA). Os resultados obtidos sugerem que o Foco no Cliente e o Compromisso da Gestão de Topo são condições necessárias para a obtenção da QP, e que a Gestão de Recursos Humanos orientados para a Qualidade são uma condição almost always necessary. Na análise de resultados das condições suficientes, verificou-se que a combinação das práticas, Gestão da Qualidade do Design, Compromisso da Gestão de Topo e o Foco no Cliente obtêm o maior grau de consistência (0,97). Por outro lado a, aplicação das práticas, Gestão de Recursos Humanos orientados para a Qualidade, Compromisso da Gestão de Topo e o Foco no Cliente, embora com uma consistência menor (0,95), revelam maior cobertura (0,81). São também consideradas condições suficientes as combinações de práticas que incluem a Gestão de Recursos Humanos orientados para a Qualidade, a Gestão da Qualidade do Design e o Foco no Cliente, com uma consistência de 0,97, e o Uso da Informação Interna da Qualidade, o Compromisso da Gestão de Topo e o Foco no Cliente, obtendo uma consistência de 0,94. Qualquer um destes quatro conjuntos de práticas de GQT pode ser implementado com vista à obtenção da QP.


Trabalho final de Mestrado