Search button

A ACEITABILIDADE DAS APLICAÇÕES MÓVEIS NOS EVENTOS FUTEBOLÍSTICOS EM PORTUGAL E A SATISFAÇÃO DOS ADEPTOS FACE Á SUA UTILIZAÇÃO

Aluno: Ricardo Miguel De Sousa Neves


Resumo
Este trabalho aborda a aceitabilidade das aplicações móveis nos recintos desportivos, nomeadamente nos estádios de futebol em Portugal, locais, onde as evoluções tecnológicas tendem a ser maiores, sendo estas parte integrante do espetáculo, de todos os que o vivenciam e programam. Num evento desportivo, o adepto procura assistir a um espetáculo, não deixando de parte todas as experiências que podem potenciar a sua comodidade, entretenimento e segurança. Nos dias que correm, as tecnologias envolvem cada vez mais os adeptos e os agentes ligados a estes eventos, onde a ponte é feita através dos smartphones, aplicações móveis e outras tecnologias que se encontram nos estádios. Através deste estudo, percebemos a aceitabilidade dos adeptos face às aplicações móveis, antes, durante e depois do jogo de futebol. É igualmente abordada a satisfação dos adeptos no que respeita à utilização das aplicações móveis e serviços associados. Verificámos neste estudo que a Expectativa de Desempenho, Condições Facilitadoras, Motivações Hedónicas e o Hábito são fatores que influenciam a adoção da tecnologia. No que respeita à satisfação dos adeptos face à utilização das aplicações móveis e serviços associados, verificamos que a Acessibilidade, Estádio Exterior, Estádio Interior e Serviços de Comida e Bebida são fatores de satisfação. O estudo baseia-se em dois modelos de pesquisa: (Venkatesh, Thong, & Xu, 2012) e (Hock, Ringle, & Sarstedt, 2010). Foi realizado um inquérito onde são abordadas questões relativamente à adoção da tecnologia e à satisfação decorrente da sua utilização. Este estudo faz ainda uma análise às aplicações móveis de três clubes.


Trabalho final de Mestrado