Search button

IMPACTO DAS MEDIDAS DE RESPOSTA À COVID-19 NOS NÍVEIS DE COMMITMENT E DE RESILIÊNCIA DO SETOR HOTELEIRO: UM ESTUDO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Aluno: AntÓnio Pedro Andrade Soares Alvega De Matos


Resumo
A 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou que o vírus SARS-CoV-2, popularmente designado como Covid-19, gerou um surto pandémico a nível global (Sohrabi, Alsafi, O’Neill, Khan, Kerwan, Al-Jabir e Agha, 2020). Logo, para diminuir a propagação do mesmo, vários países em todo o mundo fecharam as suas fronteiras perante o exterior, com medidas que acabaram por gerar recessões e uma sucessiva crise económica global (Sohrabi et al, 2020; Restubog, Carmella, Ocampo e Wang, 2020; International Labour Organization, 2020; Wall Street Journal, 2020). Estas medidas, pela forma especial da atividade do setor hoteleiro, tiveram um elevado impacto na sua atividade (Restubog et al, 2020; Mao, Morrison e Coca-Stefanik, 2020). Nesse sentido é importante perceber, qual o impacto dos níveis de Commitment e de Resiliência nos trabalhadores do setor hoteleiro, durante as medidas de combate à Covid-19. Deste modo, questiona-se: A) Como se relaciona, em tempos de crise, o Commtiment e a Resiliência a nível organizacional (?); B) Variáveis relativas às perceções dos colaboradores poderão ter sido afetadas (?); C) O investimento em Capital Organizacional e em medidas de Responsabilidade Social Corporativa, ajudam a manter adequados níveis de Commitment e de Resiliência, para fazer face às limitações impostas pelas medidas de combate à Covid-19 (?); D) Os níveis de Commitment e de Resiliência são influenciados pela dimensão da organização (?). As principais conclusões deste estudo foram: A) Os resultados da relação entre o Commitment e a Resiliência, com as perceções pessoais dos colaboradores que foram afetadas, explicando o desempenho organizacional necessário para ultrapassar esta época e retomar a normalidade, assim que possível; B) O quão crítico é o investimento em medidas de Responsabilidade Social Corporativa; C) Os recursos que a organização tem disponíveis, determinam o seu sucesso.


Trabalho final de Mestrado