Aluno: Mariana Pereira Ferreira Gomes
Resumo
Hoje, o foco das farmácias não é o da dispensa de medicamentos, mas o da prestação de outros serviços. É através dessa prestação que as farmácias vão conseguir diferenciar-se, sendo vital que conheçam as necessidades dos consumidores, para poderem customizar os serviços a prestar e, deste modo, criar valor.
Este trabalho teve por objectivo compreender a percepção do consumidor face aos serviços prestados actualmente pelas farmácias, as necessidades por ele sentidas e, também, estudar a dicotomia das farmácias urbanas versus as farmácias rurais, procedendo para tal a uma caracterização sociodemográfica dos consumidores.
Para a recolha da informação procedeu-se à utilização de um questionário divulgado através do facebook e via e-mail. 527 pessoas responderam ao inquérito.
Os resultados demonstraram uma elevada satisfação, confiança e lealdade dos consumidores para com a farmácia, e como determinados factores pessoais (sexo, idade, habilitações, localidade) influenciam a decisão do consumidor. O ?one size fits all? não se aplica, caminhando-se para uma prestação tailor made com o foco no consumidor, nas suas exigências, expectativas e percepções.
Trabalho final de Mestrado