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Trabalho de Projecto: O sistema de troca de pontos da TMN e os clientes

Aluno: Nuno GonÇalo Ramos Antunes


Resumo
O tema da Responsabilidade Social Empresarial tem vindo a ganhar cada vez mais interesse desde as grandes corporações empresariais até às mais pequenas sociedades. Atualmente, este contexto encontra-se sistematicamente a adaptar-se e a desenvolver-se face aos diferentes condicionalismos sendo também alvo da preocupação dos clientes das empresas. Neste sentido, pretende-se estudar o que está na base de uma corporação empresarial líder num mercado em território nacional, em desenvolver parcerias no âmbito da solidariedade social. A Portugal Telecom, como a maior sociedade empresarial portuguesa no ramo das comunicações, apresenta várias medidas no campo da responsabilidade social, tanto ao nível do desenvolvimento sustentável e económico como também com a criação de programas que tenham em conta apenas os aspetos sociais. De forma a contextualizar este desenvolvimento, procura-se perceber como funciona o grupo PT em geral, incluindo a empresa de telecomunicações móveis nacionais, a TMN, para conjugar os fatores Fundação PT e programa ponto t e de que forma estes influenciam os aspetos sociais. Da mesma forma teve-se de proceder ao levantamento de algumas definições de responsabilidade social empresarial (RSE) para uma melhor ligação entre quadro empresarial da PT e compreensão das razões do programa de pontos da TMN bem como o modo de funcionamento da Fundação PT no campo do voluntariado. São colocadas questões de investigação tendo em conta a troca de pontos, especificamente a troca por donativos, em que foi provado que se encontram relacionadas com os aspetos sociodemográficos da população bem como os programas de voluntariado realizados até então.


Trabalho final de Mestrado