Search button

E-Commerce: Impacto de uma plataforma online na Worten

Aluno: Catarina De Oliveira Lopes


Resumo
O e-commerce é um conceito que veio revolucionar a forma como as empresas interagem com os seus clientes e como vendem os seus produtos/serviços, é interessante compreender e explorar este conceito, percebendo a sua evolução ao longo dos anos, nomeadamente com o nascimento de um novo conceito, o omnichannel que junta o online com o offline. O omnichannel possibilita a facilidade do consumidor escolher o canal que desejar para fazer as suas compras, podendo este comprar online e receber em casa ou em loja, ou deslocar-se à loja. Esta possibilidade existe pela ligação que o conceito traz às empresas que já tinham lojas físicas e que complementaram com o e-commerce ou vice-versa, tornando-se numa vantagem competitiva. Esta dissertação tem como objetivo conhecer a vantagem de uma plataforma de e-commerce numa empresa e a sua evolução para o conceito omnichannel. As questões de investigação para o presente trabalho foram ?Qual a importância do e-commerce para a competitividade de uma empresa de retalho?? e ?Porque uma empresa de e-commerce evoluí para o omnichannel??. De forma a alcançar os objetivos, foi utilizada a metodologia qualitativa ? estudo de caso. Da análise e interpretação dos dados recolhidos das entrevistas realizadas concluiu-se que a plataforma e-commerce da Worten - Worten Online - teve um grande impacto na empresa, tornando num dos sites mais visitados em Portugal. Este tem tido um crescimento exponencial, resultando na duplicação das suas vendas nos últimos três anos. Em todo o processo existia uma idealização do conceito omnichannel.


Trabalho final de Mestrado