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Fatores determinantes da informação financeira na Internet: o caso das empresas do FTSE100

Aluno: Cristina Isabel Alves Vicente


Resumo
O fenómeno da internet veio revolucionar os padrões tradicionais de divulgação e tratamento de informação nas empresas, permitindo assim, um contato mais próximo com os seus investidores. Como tal, surgem novas oportunidades para as empresas, novas formas de comunicar, permitindo usufruir de um canal de comunicação poderoso a baixo custo. Desta forma, cada empresa tende a diferenciar-se de forma a atrair investidores. Considerando as oportunidades, foi elaborado um índice com uma listagem de itens, verificando quais as informações corporativas presentes nos sites institucionais. E como tal, surgem variáveis determinantes no nível de IFR na divulgação, nomeadamente tamanho, rentabilidade, indústria tecnológica, free float, risco sistemático, empresas cotadas em mercados estrangeiros e a corporate governance. O presente trabalho, pretende analisar o impacto destas diferentes variáveis no nível de divulgação de informação corporativa, utilizando o conjunto de empresas do índice FTSE100 indicadas no mercado de capitais inglês. No desenvolvimento do estudo, os dados foram obtidos através da observação direta e análise descritiva e intuitiva. Desta forma os resultados obtidos, demostram que as empresas cotadas no FTSE100 apostam na divulgação de informação e que as variáveis como a dimensão da empresa e de corporate governance têm impacto no nível de divulgação através da internet.


Trabalho final de Mestrado