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A PASSAGEM DE TRABALHO PRESENCIAL PARA TELETRABALHO: GAP DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS

Aluno: MÓnica Rodeia Fortes Da Cunha


Resumo
No contexto das medidas de combate à pandemia COVID-19, a utilização de tecnologias digitais assumiu um papel importante, obrigando à mobilização de competências no trabalho diferentes das normalmente colocadas em prática. Este trabalho procura, de forma exploratória, compreender quais as competências digitais onde aqueles que passaram para teletrabalho mais sentem dificuldades (GAP de competências), e como tais dificuldades podem ser ultrapassadas. Adicionalmente, testa-se a relação do GAP de competências com a satisfação no trabalho. Através do nosso questionário, foi possível verificar que existe um GAP de oito competências digitais, que contribuem para a diminuição da satisfação dos trabalhadores na situação de teletrabalho. Deste modo, concluímos que os melhores métodos para reduzir estas necessidades são os Cursos internos adaptados e as Técnicas de aprendizagem digital. Estes programas de formação devem ser proporcionados pelas organizações, para os seus trabalhadores poderem estar todos ao mesmo nível e terem mais oportunidades no mundo do trabalho. Para além destes métodos, é necessário incentivar os indivíduos a interessarem-se pelo domínio destas competências, bem como apostar na educação das gerações mais novas, modernizando as escolas relativamente ao acesso às tecnologias. (Português) In the context of measures to combat the COVID-19 pandemic, the use of digital technologies assumed an important role, forcing the mobilization of skills at work that are different from those normally put into practice. This work seeks, in an exploratory way, to understand which are the digital skills where those who have moved to telework experience the most difficulties (skills GAP) and how such difficulties can be overcome. Additionally, the relationship between the skills GAP and job satisfaction is tested. Through our questionnaire, it was possible to verify that there is a GAP of eight digital skills, which contribute to the reduction of employee satisfaction in the telework situation. Thus, we conclude that the best methods to reduce these needs are adapted internal courses and digital learning techniques. These training programs must be provided by organizations so that their workers can all be at the same level and have more opportunities in the world of work. In addition to these methods, it is necessary to encourage individuals to take an interest in mastering these skills and invest in the education of younger generations, modernizing schools in terms of access to technologies. (Inglês)


Trabalho final de Mestrado