Search button

Perception of Portuguese companies on logistics in China

Aluno: GonÇalo AndrÉ SimÕes


Resumo
A China ocupa uma posição de destaque na economia mundial. O setor logístico é um dos principais eixos de competitividade para a evolução do abastecimento de um mercado de consumo. Além disso, um bom desempenho logístico é quintessencial na atividade de uma empresa, podendo até ser uma fonte de vantagem competitiva; no reverso da medalha, um mau desempenho nesta área de atuação pode levar a insatisfação por parte de clientes e ao desperdício de oportunidades de negócio. Na sua pesquisa de 2006, Ilhéu apontou o sistema logístico e de distribuição chineses como um dos problemas das empresas portuguesas ao estabelecerem-se na China, entre outros. Uma revisão de literatura que cobre o que é a logística, qual a evolução do sistema logístico chinês, e qual o impacto logístico do e-commerce na China foi apresentada. A partir disso, foi apresentado um modelo de análise que permite avaliar a perceção das empresas portuguesas sobre a logística na China, com base em três dimensões: ?disponibilidade de serviços de valor-acrescentado em Fornecedores de Serviços Logísticos (FSLs)?, ?eficiência de FSLs?, e a ?adequação dos FSLs ao e-commerce?. Os resultados obtidos oferecem duas

Trabalho final de Mestrado