Search button

Internacionalização para a China: A experiência de três empresas portuguesas do setor dos vinhos

Aluno: Mariana Martinha Vieira Da GraÇa


Resumo
O presente trabalho visa perceber, por um lado, de que forma entraram na China as empresas portuguesas produtoras de vinho abordadas neste estudo. Por outro lado, porque é que se internacionalizaram para este país e ainda, se foram encontrados obstáculos nas respetivas internacionalizações. Por último, visa perceber se a China é um país atrativo para as empresas portuguesas produtoras de vinho. Foi encontrado que existem três fatores comuns às três empresas estudadas que explicam o porquê de se internacionalizarem para a China, a saber: 1) as caraterísticas próprias do mercado chinês - as suas tendências crescentes, as caraterísticas da procura e o fato de ser um mercado relacional; 2) as necessidades de crescimento das empresas; e 3) o fato de serem empresas com orientação internacional. Por outro lado, existem vários obstáculos à internacionalização das empresas portuguesas produtoras de vinho estudadas, sendo o principal obstáculo o desconhecimento por parte dos chineses do vinho português e de Portugal. Posteriormente conclui-se que, apesar de não ser um país competitivo no setor do vinho, em termos gerais, possui algumas caraterísticas atrativas para as empresas portuguesas produtoras de vinho, que sustentam e justificam a tendência crescente das exportações.


Trabalho final de Mestrado