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ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE STOCKS NUMA MARCA PORTUGUESA DE MARKETING OLFATIVO - AIRQUALITY

Aluno: Mariana Cupertino De Oliveira


Resumo
Hoje em dia com o aumento da globalização e da competitividade, as empresas sentiram-se obrigadas a melhorar a sua performance organizacional para conseguirem dar respostas a todas as necessidades dos seus clientes. Consequentemente, as empresas foram forçadas a estabelecer métodos mais eficazes para gerirem os seus stocks, uma vez que a gestão dos mesmos é um dos processos mais importantes para o sucesso organizacional. Uma das mais valias deste processo é a diminuição do nível de stocks, que por sua vez tem um impacto positivo na performance organizacional e na redução dos custos. O objetivo deste estudo é analisar e otimizar a gestão de stocks de uma marca portuguesa de marketing olfativo, a Airquality, de forma a minimizar os seus custos anuais de stock. A Airquality pertence à Nortempresa Perfume Lab, uma empresa nacional que possui a maior fábrica de perfumes da Península Ibérica, única em Portugal. Neste estudo, foram analisados os modelos de controlo e classificação de stocks, e posteriormente foi realizada a análise ABC e aplicado o modelo da Quantidade Económica de Encomenda (QEE). Através da análise ABC é possível classificar os produtos com base na sua importância financeira para a empresa, enquanto o modelo da QEE define qual a quantidade ótima de encomenda que deve ser pedida, de forma a minimizar os custos associados ao stock. Concluindo, foi analisado e verificado que há possibilidade de minimizar o custo total da Airquality referente ao ano 2018 em 30,17%, com base nos modelos académicos aplicados a este estudo.


Trabalho final de Mestrado