Aluno: Joana Carreiro Meireles Rodrigues
Resumo
Muitas empresas multinacionais, com o intuito de manter a
sustentabilidade e as suas vantagens competitivas, têm vindo a apostar na
centralização de diversos departamentos através de Centros de Serviços
Partilhados (CSP?s).
Nesta dissertação, é analisada a satisfação dos clientes internos
(utilizadores finais) de um CSP específico. Devido ao facto de se tratar de
clientes internos de um mesmo grupo, mas de diferentes países e culturas, o
desafio de manter e avaliar a satisfação dos clientes/ utilizadores finais torna-se
ainda maior.
Para fundamentar a análise de dados quantitativa e qualitativa do
inquérito de satisfação em vigor, foi feita uma definição dos conceitos de CSP e
Satisfação.
O CSP, com o correcto acompanhamento da satisfação dos seus
clientes, poderá não só satisfazer as suas necessidades, como antecipá-las,
assegurando deste modo uma maior qualidade dos serviços prestados e maior
satisfação com factores de satisfação estruturais/ cognitivos e/ ou emocionais/
afectivos, assegurando um Net Promoter Score positivo e cada vez mais
elevado. Esta estratégia facilitará uma lealdade a longo prazo dos clientes que
vai muito para além de uma fidelização unicamente de cariz económico.
Trabalho final de Mestrado