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Processos de Internacionalização: o caso do Grupo Hoteleiro português Hoti Hoteis

Aluno: Asea Psenitina Lloyd


Resumo
A internacionalização consiste num processo crescente e gradual, através do qual as organizações expandem os seus negócios externamente. O presente trabalho de investigação analisa as escolhas que podem influenciar as tomadas de decisão sobre os modos de entrada nos mercados estrangeiros, no processo de internacionalização do grupo hoteleiro português Hoti Hotéis. De modo a compreender os aspetos mais importantes do processo de internacionalização. Para tal, esta investigação baseia-se numa revisão bibliográfica sobre as teorias que fundamentam a internacionalização. A metodologia utilizada para a recolha de dados consistiu numa entrevista semiestruturada à administração do grupo. Dos resultados obtidos conclui-se que o método utilizado para a entrada nos mercados estrangeiros é influenciado maioritariamente, por fatores externos dos mercados do destino e por fatores internos à empresa e que são a imagem de marca. O prestígio e a notoriedade são atributos fundamentais para o estabelecimento de um contrato de franquia para o grupo em análise. O desejo de procurar novos mercados, novos recursos e ativos estratégicos são os principais motivos de internacionalização.


Trabalho final de Mestrado