Aluno: LuÍs Carlos Rodrigues Maia
Resumo
No paradigma atual, a redução de custos para as empresas é um indicador de gestão cada vez mais importante, estas procuram a racionalização de custos através de uma maior eficiência operacional. Com uma correta gestão de custos de inventário e de stocks, as empresas podem obter uma poupança significativa.
Neste estudo são aplicados modelos e teorias académicas de gestão de stocks numa empresa no sector de produtos naturais e suplementos alimentares (por motivos de confidencialidade o nome da empresa será omitido). O principal objetivo é proporcionar uma redução de custos anuais no seu inventário através da otimização da sua política de gestão de stocks.
Com base na aplicação da análise ABC é possível ordenar os vários produtos em stock desta empresa consoante a sua relevância financeira para a mesma. Com a aplicação do modelo da Quantidade Económica de Encomenda (QEE), é definida a quantidade ótima de encomenda em cada encomenda realizada, respondendo a questões como o momento da encomenda e a quantidade ótima que deverá ser encomendada para minimização dos custos. Esta análise garante a procura total anual e considera os custos relacionados com a efetuação de encomendas e posse de stocks.
Este estudo permitiu, com base nos métodos académicos de gestão de stocks aplicados, demonstrar que seria possível uma redução de custos de 29,17%, em relação ao custo total anual de stocks obtido pela empresa em análise no ano de 2016.
Trabalho final de Mestrado