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A INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM INTERNACIONAL NEW VENTURES PORTUGUESAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: Ricardo Miguel Da Fonseca Oliveira


Resumo
Ao longo das últimas décadas o comportamento organizacional e competitivo das empresas tem mudado acentuadamente. Num contexto cada vez mais global a inteligência competitiva apresenta-se como uma dimensão de suporte à identificação das alterações, tendências, oportunidades e ameaças e sustentação dos processos de apoio à tomada de decisão de empresas que fazem do mercado global o seu ambiente de negócio. Não existe um modelo conceptual que sustente a materialização da inteligência competitiva em empresas de internacionalização acelerada, denominadas por international new ventures. A interligação destes dois conceitos na investigação remete uma abordagem de convergência. A inteligência competitiva é nestas empresas um suporte à sua sustentabilidade e vantagem competitiva, através do seu profícuo contributo para a equipa empreendedora, intensidade de conhecimento e capital relacional da empresa, no processo dinâmico de identificação e exploração de oportunidades. O suporte empírico baseado na metodologia systematic combining permite a inter-relação entre o mundo empírico das empresas portuguesas e o estudo de casos. Por esta via os resultados demonstram que as international new ventures portuguesas seguem uma trajectória incremental entre uma dimensão de inteligência competitiva mais informal e orgânica, baseada no capital relacional, até uma dimensão mais estruturada e funcional, no suporte às acções da empresa. É na exploração de oportunidades internacionais que o processo de internacionalização atinge o seu epílogo, sustentado pela dimensão de inteligência competitiva no suporte à tomada de decisão estratégica da empresa, diminuindo a incerteza do decisor e incrementando a eficácia e eficiência desse processo, e sustentando a vantagem competitiva da empresa.


Trabalho final de Mestrado