Search button

O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS ONLINE NAS STARTUPS

Aluno: InÊs Dos Ramos De Castro


Resumo
Hoje, as redes sociais online vieram mudar a relação dos utilizadores não só com a Internet, mas também com as empresas. Uma panóplia de startups surge para explorar o potencial destas redes com a premissa de que uma posição ativa nas mesmas pode traduzir-se num recurso valioso no sucesso e na aproximação ao cliente, e assim uma ferramenta inegável ao serviço das empresas. Este trabalho tem como objetivo primordial estudar e entender os motivos que levaram as startups a iniciarem o seu ciclo de vida através das redes sociais online, e entender também quais foram as suas primeiras ações para impulsionar o crescimento e desenvolvimento do negócio. Foi feito um estudo de múltiplos casos, tendo sido estudadas 4 startups que iniciaram a sua atividade nas redes sociais online. Concluiu-se que as razões principais que levaram as startups a utilizarem as redes sociais como impulsionadores de negócio são facilidade de disseminação de informação, maximizar a proximidade com o cliente, baixos custos associados à utilização das redes sociais online como meio de ação e alcançar uma visibilidade comparável à das grandes empresas sem grandes custos. Relativamente às principais ações utilizadas para lançar a marca concluiu-se que as 3 que mais se destacaram foram: partilha de imagens alusivas ao produto, partilha de vídeos e incentivar os clientes a partilhar as suas experiências com a marca. Pode-se assim afirmar que existe uma coerência entre as ações e razões apresentadas pelos autores e as utilizadas pelas startups.


Trabalho final de Mestrado