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A Economia Partilhada em Portugal: a perceção e o comportamento do consumidor

Aluno: Karine Almeida Fernandes


Resumo
A revolução digital tem impulsionado a propagação e o aumento das tecnologias digitais, sobretudo da Internet e dos smartphones, permitindo um maior número de transações e conexões entre utilizadores. Desta forma, a economia digital permitiu o surgimento da economia partilhada, um novo modelo económico assente na partilha de bens e serviços em vez da sua posse. Apresentando-se como um modelo recente e atual no qual se tem observado um crescimento considerável, pretende-se compreender este fenómeno no contexto português através da perceção e comportamento dos seus consumidores. Assim, formularam-se as seguintes perguntas de investigação: ?Como é que a economia partilhada é percecionada pelos consumidores portugueses?? e ?A economia partilhada será uma tendência no futuro em Portugal??. Foi desenvolvida uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, tendo-se aplicado um questionário aos consumidores portugueses e recolhidos dados secundários para responder às perguntas de investigação definidas. Os resultados obtidos demonstram que este fenómeno, enquanto conceito, é ainda desconhecido pela maioria dos consumidores portugueses, no entanto consideram que reunindo alguns fatores nomeadamente tecnológicos, económicos, ambientais e sociais este modelo será uma tendência no futuro em Portugal. Este estudo veio contribuir, a nível académico, para um conhecimento mais aprofundado deste fenómeno, dado o seu recente surgimento e a existência de poucos estudos sobretudo no contexto português. A nível empresarial, o estudo fornece informações que deverão ser consideradas, uma vez que a economia partilhada vem alterar o modo de consumo predominante e tem provocado várias alterações na economia e legislação.


Trabalho final de Mestrado