Aluno: Beatriz Maria Dos Santos GonÇalves
Resumo
Resumo
O desenvolvimento do Mobile Commerce permite às empresas criarem novas oportunidades de negócio. No entanto, a compra através deste canal é ainda pouco expressiva, apesar do crescimento na utilização dos dispositivos móveis e dos benefícios que este canal oferece.
Este trabalho pretende identificar os tipos de risco que influenciam o consumidor na compra através do Mobile Commerce. Para dar resposta à questão de investigação, foi realizado um estudo quantitativo através do qual se desenvolveu um modelo conceptual. No sentido de avaliar este modelo, foi realizado um questionário a uma amostra de 229 indivíduos. Os dados recolhidos foram analisados através do software SMART PLS 3.0.
Os resultados obtidos permitiram concluir que o Risco de Tempo, o Risco de Privacidade, Risco de Desempenho, Risco Financeiro e Risco Psicológico são os riscos que afectam negativamente a Intenção de Compra, que por sua vez, demonstrou ter uma influência significativa na Compra.
Por fim, são apresentadas as implicações teóricas e práticas com vista a uma melhor compreensão do comportamento do consumidor na compra através do Mobile Commerce.
Trabalho final de Mestrado