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Estudo do Sistema de Qualidade (CAF) nos Serviços Municipais. O caso dos SMAS de Oeiras e Amadora

Aluno: Susana Gilot Mendes De Carvalho Pereira E Guerreiro


Resumo
Vivemos num mundo cada vez mais turbulento e incerto, o que nos obriga a contantes adaptações, a novas atitudes e a novas abordagens para que, não obstante toda esta volatilidade, possamos vir a encontrar ordem no caos e prosperar. No contexto atual de contração económica e subsequente constrangimento orçamental aliado a crescentes exigências por parte da sociedade, um dos principais objetivos que se coloca aos serviços públicos prende-se com a sua eficácia. O desperdício é sinónimo de falta de eficiência e esta, por seu turno, promove a desconfiança que conduz à insatisfação e ao descrédito. O presente TFM tem assim por objetivo, mediante uma abordagem qualitativa com recurso à recolha/pesquisa bibliográfica, estudar de que forma poderão vir a ser encetadas melhorias nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora, no que respeita à qualidade do serviço prestado, face à eventual implementação de uma ferramenta de autoavaliação designada por Common Assessment Framework (CAF) ou Estrutura Comum de Avaliação. Pretende-se ainda, e do ponto de vista teórico, analisar quais os principais resultados esperados, os benefícios pretendidos e as melhorias visadas, bem como apontar outras áreas que poderiam vir a beneficiar com o eventual alastramento desta ferramenta às mesmas.


Trabalho final de Mestrado