Search button

Marketing Relacional: Uso de Social Media, um Estudo das PME?s Portuguesas

Aluno: Diana Carina De Jesus


Resumo
As PME?s representam em Portugal, uma parte significativa do volume de negócios desenvolvidos, bem como da percentagem de emprego, no entanto as mesmas, possuem recursos limitados, pelo que se torna importante identificar de que formas as mesmas podem angariar e reter clientes, a custos reduzidos. Numa era, em que noventa e seis porcentos dos portugueses utilizam redes sociais, é importante para as empresas identificarem de que formas podem utilizar estes recursos para desenvolver ações de marketing, no decurso deste trabalho foram identificados vários fatores que levam à adoção de social media, bem como de que formas podem as empresas desenvolver a sua estratégia, que métodos podem ser utilizados para o desenvolvimento da suas carteiras de clientes. Foi aplicado um questionário, para identificar como as empresas portuguesas desenvolvem as suas estratégias de SM e que métodos usam, e pode-se concluir que as mesmas estão cientes da importância destes recursos para o desenvolvimento dos seus negócios, no entanto verificou-se que a maioria das empresas estão conscientes da sua presença nos SM, utilizando-os para angariar novos clientes e gerir a sua reputação.


Trabalho final de Mestrado