Aluno: Nuno Miguel Meireles Barreto
Resumo
A tecnologia possuí um papel cada vez mais importante, na economia, e por consequência nas organizações. O impacto está patente na quarta revolução industrial e nas consequências que esta tem nas organizações. É por isso considerado que a sua análise é de importante relevo.
A Indústria 4.0 é considerada como um conjunto de tecnologias que estão a emergir na atualidade, estando ainda pouco estudadas, sendo estas balizadas por um conjunto de características que as definem como integrantes da quarta revolução industrial. Assim, o presente estudo procura estudar, através da análise de artigos científicos e de investigação, quais os impactos que as tecnologias Big Data e Internet of Things têm na Indústria 4.0. A revisão de literatura permitiu estabelecer seis critérios essenciais da a Indústria 4.0: interoperabilidade, virtualização, descentralização, capacidade em tempo real, orientação para o serviço e modularização.
Para a análise do impacto das duas tecnologias referidas foi constituída uma amostra de vinte artigos muito citados, utilizando a métrica h-index, onde foram aplicados os seis critérios e efetuada uma análise de clusters hierárquicos.
As conclusões deste estudo indicam que existe uma clara tendência de utilização de três dos critérios: virtualização, análise em tempo real e orientação para o serviço nas referidas tecnologias. Deste modo, o impacto do Big Data e da Internet of Things na definição da Indústria 4.0 é maioritariamente constituída por metade dos critérios que definem a quarta revolução industrial.
Trabalho final de Mestrado