Aluno: BÁrbara Ferreira De Almeida
Resumo
O mercado dos SI/TI tem registado um crescimento significativo nas últimas décadas. Uma das consequências tem sido o aumento da procura de profissionais qualificados. Contudo, a oferta não tem satisfeito as necessidades existentes. Verifica-se, ainda, alguma disparidade entre géneros neste setor, com predominância de profissionais masculinos.
Porém, apesar de todos os contributos já publicados, os fatores que inibem a escolha da carreira por parte das mulheres, permanecem por clarificar, nomeadamente no contexto português. Desta forma, este estudo procurou explorar as razões que ditam a escolha da carreira em SI/TI, mas também que podem contribuir para a permanência das profissionais na área. Para o conseguir, desenvolveram-se dois grupos focais: um com estudantes e o outro com profissionais do setor.
Os resultados do estudo revelam que a realidade portuguesa está em linha com o que foi anteriormente publicado. Os principais fatores encontrados passam pela existência de estereótipos associados ao género e à profissão e pelo desconhecimento da profissão e das opções de carreira. Por outro lado, as profissionais relevaram ainda o problema do conflito trabalho-família. A identificação destes fatores permite não só desenvolver estratégias que aproximem as mulheres destes temas, como também atenuar a disparidade de géneros desde cedo na vida das jovens estudantes. Para além disso, permitem aos gestores destas áreas considerar práticas que mitiguem os fatores revelados como inibidores à permanência. Fomentar este equilíbrio poderá ser importante no aumento de profissionais na área e consequente aproximação da oferta e da procura.
Trabalho final de Mestrado