Search button

A importância da estratégia em ações de Social Media: Um estudo de caso

Aluno: Ana Sofia SimÕes Henriques Monteiro


Resumo
Hoje, com a evolução da Internet e com a necessidade de um maior envolvimento das empresas com os seus clientes, o fenómeno Social Media e em particular Sítios de Redes Sociais, ganham especial atenção como tópico da agenda de muitas empresas. Com o aparecimento da Web 2.0, novas plataformas e aplicações surgem, tais como, Wikis, Redes Sociais, Blogs, Microblogs e mundos virtuais, permitindo aos utilizadores comunicar, colaborar e partilhar conteúdos. Com esta evolução, o controlo assumido pelos utilizadores destas plataformas e a facilidade com que comunicam entre si é maior e sinal de alerta para a forma como devem as empresas agir e se preparar para estarem presentes nos Social Media. Não basta por isso estar presente, é preciso planear e estar de forma eficiente. Tendo em vista esta problemática, a questão de investigação do presente trabalho é ?Como se prepara uma empresa para estar presente nos Social Media??. Como método de investigação, foi realizado um estudo de caso descritivo e exploratório, na empresa ABB Portugal. Foram recolhidos dados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta. Os resultados apontam que os Social Media na empresa estudada ainda estão numa fase embrionária e pouco enraizados na cultura da empresa. Por outro lado, verifica-se que não foi preparada de forma consciente e eficiente a entrada da empresa nos Social Media, evidenciando assim a inexistência de uma base estratégica.


Trabalho final de Mestrado