Aluno: Bruno Carlos Flora Moreira
Resumo
Este Projecto nasceu de um objectivo pessoal ao qual se associaram interesses profissionais. Está ligado à compreensão de que os processos de Recrutamento e Selecção (R&S) são por vezes desenvolvidos nas (e pelas) Empresas, de forma a satisfazer necessidades prementes mas sem que se lhes atribua a dimensão estratégica que assumem. Por outro lado, e à semelhança de outras valências de recursos humanos (RH), a componente de mensuração da actividade também é descurada o que, só por si, justifica o interesse a temática associando-a a uma outra: a Auditoria em RH.
Neste enquadramento, desenvolvemos o trabalho iniciando a necessária pesquisa de textos académicos capazes, por um lado, de nos auxiliarem no entendimento das temáticas abordadas e sua conjugação (Recrutamento e Selecção e a Auditoria em RH) e, por outro, suportarem a construção do documento que servirá como instrumento de trabalho (MATRIZ) ? peça essencial na concretização da Auditoria aos processos de R&S. Para tal, optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à análise documental e observação directa.
Observada a aplicação do instrumento de trabalho nos processos de R&S aleatoriamente selecionados para o efeito, e verificados os parâmetros de avaliação que compõem o mesmo, foi possível identificar lacunas existentes ao nível da estratégia e da prática na condução dos processos. De igual modo, permitiu-nos também compreender e analisar as alternativas capazes de nos levar a encontrar soluções para o futuro, numa clara perspectiva de diagnóstico da situação e suporte à decisão da Gestão de Recursos Humanos.
Trabalho final de Mestrado