Search button

PROCESSOS DE VENDA E DIGITALIZAÇÃO NO SETOR DA CERÂMICA - CASE STUDY DA EMPRESA PRIMAGERA

Aluno: Joana Maria Pereira Costa


Resumo
A presente dissertação pretende analisar os processos de venda e digitalização no Setor da Cerâmica. O objetivo é caracterizar o processo de venda neste setor e a organização da sua força de vendas e entender de que forma a crescente digitalização está a afetar o processo de venda na empresa Primagera. A empresa em estudo atua há 50 anos no Setor da cerâmica, sendo este tradicional e significativo no panorama económico português. Para alcançar os objetivos previamente mencionados, adotou-se uma abordagem qualitativa através de um Case Study, sendo que o foco deste caso de estudo são três grandes temas: Organização da Força de Vendas, Processo de venda e Digitalização. A recolha de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada ao CEO e Diretor Comercial da empresa. Concluiu-se no final deste estudo que a força de vendas está organizada numa estrutura considerada simples centrada nos mercados e com uma força de vendas por conta. O processo de venda da Primagera segue as sete etapas definidas por Moncrief e Marshall (2005) desde a prospeção até ao follow-up e a digitalização tem um papel fundamental e veio revolucionar o processo de venda tornando-o muito mais eficaz do que há 20 ou 30 anos atrás. Concluiu-se ainda que a grande aposta da empresa será na constante renovação e inovação das suas plataformas digitais de modo a conseguir promover uma relação de cada vez maior proximidade com os seus clientes. É recomendado para investigação futura um estudo quantitativo para análise das práticas de gestão de vendas (sales management) com o objetivo de se retirarem recomendações genéricas para o Setor.


Trabalho final de Mestrado