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Resposta Estratégica dos Grupos Empresariais Portugueses à Crise do Subprime: Os Casos da Jerónimo Martins e da Sonae

Aluno: Maria BeirÃo E Branquinho Oliveira Monteiro


Resumo
Tendo em consideração que os períodos de crise fazem parte dos ciclos económicos, surge a necessidade de tentar compreender se existem respostas, em termos estratégicos, que os grupos empresariais podem implementar, de forma a sobreviver e ultrapassar períodos em que a conjuntura macroeconómica é desfavorável. Neste sentido, o presente Trabalho Final de Mestrado tem como finalidade analisar e comparar as estratégias utilizadas como resposta à crise do subprime por grupos empresariais portugueses, a fim de compreender se existem ou não analogias entre elas. Assim, a realização deste trabalho inclui um enquadramento teórico sobre as estratégias que podem ser adotadas pelos grupos empresariais, bem como sobre o contexto da economia nacional aquando a crise do subprime e recorre a uma metodologia de investigação de estudo de caso, com incidência nos grupos Jerónimo Martins e Sonae. Os grupos estudados constituem os dois dos grandes players a nível nacional, na área do retalho alimentar, e têm em comum fatores como a diversificação das áreas de negócio e a presença internacional. As principais conclusões indicam que as respostas implementadas em períodos antecedentes à crise económica e financeira tiveram influência sobre as respostas adotadas num período desfavorável. Adicionalmente, é possível concluir que existem pontos de convergência nas respostas adotadas, como a aposta constante em estratégias de foco nos negócios core, onde possuem vantagem competitiva, bem como na reestruturação constante da carteira de ativos. No entanto, existem diferenças nas estratégias adotadas pelos grupos, tendo em conta a sua própria estrutura.


Trabalho final de Mestrado