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ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO GRUPO PESTANA

Aluno: AndrÉ Tigeleiro Afonso


Resumo
Através do processo denominado por globalização qualquer produto ou serviço local pode, potencialmente, atingir projeção mundial. As alterações daí decorrentes têm originado mudanças na forma e modo como as organizações conjugam recursos e capacidades, com vista ao desenvolvimento eficiente e eficaz de processos e estratégias de internacionalização. Contudo, todas as mudanças operadas pelas organizações parecem tender para um objectivo comum, o do sucesso integrativo da organização no mercado alvo. Através de um estudo de caso do maior grupo hoteleiro português ? o Grupo Pestana, a presente investigação foca-se nos seguintes tópicos: estratégia de internacionalização; relacionamentos, parcerias e redes de negócios. O estudo procura observar aspetos como o enquadramento no mercado global, desenvolvimento de uma estratégia e orientação internacional, envolvimento em relacionamentos, parcerias e redes de negócios, assim como, de que forma são potenciadas as capacidades e competências da organização. Os dados recolhidos destacam que para a elaboração de uma adequada estratégia de internacionalização, é importante que seja efetuada uma profunda análise turística e macroeconómica, tendo em conta ciclos e tendências, a experiência acumulada da organização, assim como a visibilidade e notoriedade da marca. Igualmente relevantes na facilitação de processos de expansão, denotaram-se os relacionamentos institucionais, as parcerias e as redes de negócios a que a organização pertence.


Trabalho final de Mestrado