Aluno: LourenÇo Vaz De Carvalho Cohen Kadosh
Resumo
A alimentação e nutrição representam dois determinantes primários de algumas doenças não transmissíveis, entre as quais se destaca a obesidade infantil, um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. De forma a prevenir estas doenças, é necessário desenvolver e implementar políticas e estratégias alimentares e nutricionais através de uma rede de vigilância. Em Portugal, os mecanismos de monitorização do consumo alimentar infantil não estão implementados. Neste sentido desenvolveu-se, validou-se e ensaiou-se um novo instrumento de avaliação do consumo alimentar das crianças portuguesas em idade escolar.
No presente trabalho final de mestrado apresenta-se um plano de negócio de uma empresa de serviços de avaliação e consultoria alimentar que procurando explorar comercialmente o referido instrumento de avaliação do consumo alimentar das crianças, procura também contribuir para a implementação de programas de intervenção adequados às necessidades das crianças portuguesas nas suas diferentes regiões do país. O conceito do negócio foi apresentado ao Ministério da Educação, à Câmara Municipal de Lisboa, à Junta de Freguesia de Benfica e a escolas públicas e privadas. O seu contributo foi fundamental para o desenho do negócio.
Os resultados financeiros demonstraram que, apesar de existir uma forte dependência do sector público, o negócio é atractivo quer do ponto de vista dos investidores quer do próprio projecto.
Trabalho final de Mestrado