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Marketing Sustentável e Sustentabilidade: O factor decisivo na aquisição de um produto de cosmética

Aluno: Catarina Dos Santos Diz


Resumo
A preocupação com o meio ambiente ganhou importância nos hábitos das sociedades. Enquanto indivíduos e consumidores temos maior consciência do impacto das nossas ações sobre o planeta. Esta consciencialização global levou à mudança de paradigma e ao tipo de gestão dos negócios, assistindo-se ao aumento da preocupação ambiental por parte de governos, empresas, associações e organizações. Atendendo a que os conceitos de ?marketing sustentável? e ?sustentabilidade? assumem, hoje, um papel decisivo nas empresas, levantou-se a questão ? ?DE QUE FORMA A SUSTENTABILIDADE TEM INFLUÊNCIA NA AQUISIÇÃO DE UM PRODUTO DE COSMÉTICA?? ? com o objetivo de verificar se as empresas ambientalmente responsáveis adquirem ou não, vantagem competitiva. A fim de reunir informação sobre o tema, realizou-se uma extensa pesquisa sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, marketing sustentável, vantagem competitiva, empresas sustentáveis, normas, relatórios e programas sobre o meio ambiente, consumidor verde e história da indústria cosmética. A questão central foi direcionada para a indústria de cosmética, sendo a empresa em estudo The Body Shop. A marca é mundialmente conhecida pelo uso de recursos naturais e práticas sustentáveis. Foi pioneira na relação entre as empresas e estratégias sustentáveis para a proteção do planeta. Nesta dissertação foi aplicada uma metodologia quantitativa, a fim de apurar o grau de conhecimento sobre a marca e os conceitos referidos anteriormente. Várias questões emergiram neste processo de pesquisa, sendo sugeridas para investigação futura.


Trabalho final de Mestrado