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O abandono do ensino superior em Portugal: uma abordagem empírica

Aluno: Ricardo Teixeira Amaral


Resumo
O fenómeno do abandono escolar no ensino superior, causa desigualdades e traduz um certo nível de pobreza social e económica. A reflexão por parte de todos os intervenientes no ensino superior em Portugal, deve ser estimulada no sentido de serem descobertos os fatores explicativos do abandono escolar. Neste estudo, apresentam-se os principais resultados sobre o trajeto no ensino superior dos alunos que ingressaram em cursos de licenciatura em 2013-2014, com a duração teórica de três anos. O percurso académico destes alunos, foi acompanhado durante os cincos anos (até 2017-2018) subsequentes ao ingresso, no decorrer dos quais muitos destes alunos, conseguiram concluir com sucesso as licenciaturas onde inicialmente se inscreveram, enquanto outros não. O objetivo, foi determinar os fatores que se encontrem associados ao abandono de cursos de licenciatura em estabelecimentos de ensino superior público e universitário, na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Para determinar quais seriam esses fatores, foram utilizados dados reportados pelas instituições de ensino superior à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), obtidos através do inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES), após um filtro e tratamento à base de dados, foi determinado o perfil do aluno que se pretendia estudar. Realizado o passo anterior, foi possível construir um modelo estatístico, utilizando os modelos lineares generalizados para definir quais as variáveis que poderão ter um maior impacto para que um aluno abandone o curso do ensino superior em que estava matriculado.


Trabalho final de Mestrado