Search button

Plano de negócios para a criação de uma aplicação de listagem de oficinas

Aluno: JosÉ Maria Alves Manuel FerrÃo Morgado


Resumo
Este trabalho final de Mestrado indaga da viabilidade económica e financeira da exploração de uma App ? aplicação para uso em telemóveis e smartphones, neste caso direcionada para clientes que procurem oficinas, e serviços para as suas viaturas. É uma aplicação inovadora no seu conteúdo e dirigida a uma ?oferta? de micro e médias empresas, maioritariamente, sem capacidade para dispor de marketing e publicidade próprios, com uma ?procura? pulverizada e ocasional. Tem, por isso, potencialidades para criar e consolidar um canal direto entre fornecedores e clientes. Numa primeira fase, apenas no sector automóvel, expandindo para motos e barcos de recreio, bem como, inicialmente no Distrito de Lisboa, alargando para a zona metropolitana de Lisboa e Porto. Procedeu-se à recolha e análise de documentação teórica, quer sobre os aspetos relevantes para a conceção e desenvolvimento da App, quer sobre as razões de aceitabilidade/rejeição de Apps pelos mercados, quer ainda sobre as razões de sucesso de algumas das mais conhecidas Apps. Enquadrou-se, teoricamente, com base em diversa documentação publicada, a apresentação de um quadro final de análise da viabilidade económica e financeira, tendo em conta a análise do mercado que se auscultou por intermédio de entrevistas a oficinas e inquéritos lançados ao público. O resultado obtido parece encorajador para o lançamento da App, de acordo com os pressupostos considerados, testando mesmo a sensibilidade a algumas variações desfavoráveis.


Trabalho final de Mestrado