Aluno: JosÉ Miguel Gomez De Almeida Pereira CÂncio
Resumo
Numa sociedade cada vez mais competitiva, as empresas têm de se adaptar e procurar racionalizar os seus custos de forma a uma maior eficiência da sua operação. Com uma correta e eficiente gestão de stocks, as empresas podem obter uma significativa poupança, aumentado assim os seus ganhos.
No presente estudo, serão aplicados modelos académicos de gestão de stock numa empresa que está inserida no sector do retalho. O objetivo principal é conseguir proporcionar uma diminuição dos custos anuais do inventário através de uma otimização da sua política de stocks. Uma boa gestão de stocks implica equilibrar cuidadosamente a disponibilidade do stock com os custos de posse de stock.
Através da análise ABC foi possível ordenar os produtos consoante a sua importância financeira, foi aplicado o modelo da Quantidade Económica de Encomenda (QEE) e foi definida a quantidade ótima de encomenda que deve ser requerida para diminuir os custos. Esta análise conjugou a procura total, os custos relacionados com a efetivação de encomendas e os custos de posse de stock.
Concluindo, com base nos métodos académicos aplicados, foi demonstrado que seria possível reduzir o custo total anual de 2016 da Empresa XXZ em 24,8%.
Trabalho final de Mestrado