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O E-COMMERCE NO TURISMO PORTUGUÊS: SUBSTITUIÇÃO DOS CANAIS TRADICIONAIS PELAS PLATAFORMAS ONLINE

Aluno: Marta Rodrigues Fonseca


Resumo
Dado o crescimento atual do turismo, associado à rápida evolução do e-commerce, é importante perceber quais são as preferências do consumidor no momento de reserva, se serão os meios tradicionais ou os canais online, e até que ponto poderá o e-turismo caracterizado pela presença e uso das tecnologias de informação, substituir o turismo clássico. Foram delineados, os seguintes objetivos: 1) Perceber qual o impacto da internet no momento de escolha de destino e alojamento turístico; 2) Identificar o consumidor de produtos turísticos online; 3) Reconhecer os fatores que influenciam a lealdade do consumidor na internet; 4) Compreender qual será o futuro do sector turístico a nível da realização de reservas de alojamento. Adotou-se a metodologia qualitativa, e foram realizadas sete entrevistas a trabalhadores dos departamentos de marketing, e-commerce, comercial e central reservas, de uma empresa de Hotelaria Portuguesa. Os dados recolhidos foram analisados com o software MAXQDA. Os resultados demonstram que atualmente, o sector turístico opera numa fase hibrida, onde consumidores mais jovens preferem o online e consumidores com uma idade mais avançada preferem os métodos tradicionais. A internet apresenta-se como a principal fonte de informação, sendo que um hotel que escolha estar offline, perderá imensas oportunidades. Em adição, é possível compreender que os canais como Booking.com, Expedia, entre outros, dominam o mercado. Num futuro próximo, o e-turismo prevalecerá, no entanto o fator humano será sempre inevitável. No contexto empresarial, o presente estudo contribuirá para que os gestores das cadeias hoteleiras, compreendam onde deverão focar mais a sua atenção de forma a reter o consumidor. A nível académico destacará a importância do estudo do e-commerce e evolução dos sistemas de informação.


Trabalho final de Mestrado