Aluno: Filipe Miguel Monteiro Pereira
Resumo
A inteligência emocional tem origem num conjunto de qualidades que ajudam um indivíduo a perceber melhor processos, ações e informação, que o levam a contribuir positivamente nas interações sociais e influenciam o seu comportamento no ambiente social em que se insere. O empreendedorismo é visto como uma grande fonte de emprego e criação de riqueza, podendo ser definido como um conjunto de dimensões, comportamentos e características que completam um processo dinâmico conhecido como empreendedorismo. A presente investigação pretende compreender de que modo o potencial empreendedor pode ser afetado pela inteligência emocional do indivíduo, quando se olha pela perspetiva da teoria do comportamento planeado, i.e., de que modo a motivação e as capacidades geram melhor desempenho. A investigação aqui apresentada pretende analisar de que modo inteligência emocional pode influenciar a orientação empreendedora do indivíduo e as suas atitudes empreendedoras. De seguida pretende-se perceber de que modo as atitudes para o empreendedorismo influenciam as intenções empreendedoras e o empreendedorismo nascente, i.e., atividades e medidas realizadas por indivíduos que têm como objetivo a criação de novos projetos.
A nossa investigação concluiu que inteligência emocional afeta positivamente a orientação empreendedora e as atitudes para o empreendedorismo, que por sua vez afetam positivamente as intenções empreendedoras, o que leva a empreendedores nascentes. Os resultados mostram ainda que, a existência de um modelo empreendedor no seio dos amigos dos respondentes, tornam mais fortes as relações que a inteligência emocional e a orientação empreendedora têm com as atitudes face ao empreendedorismo.
Trabalho final de Mestrado