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Internacionalização das Empresas do Setor da Energia: O Caso da EDP

Aluno: Francisco Maria Grave Ribeiro Teles


Resumo
A globalização e liberalização do mercado das Utilities têm influenciado a estratégia das empresas deste setor nos últimos anos, nomeadamente ao nível da internacionalização. O presente trabalho tem como objetivo compreender a estratégia associada à internacionalização da Energias de Portugal (EDP), com destaque para a sua participada EDP Renováveis (EDPR). A metodologia utilizada é o Estudo de Caso e a recolha de dados é realizada através de entrevistas a responsáveis da EDP e análise documental, nomeadamente dos Relatórios & Contas da EDP, outros documentos formais da empresa e imprensa. Os resultados do trabalho demonstraram que a perspetiva de uma crescente internacionalização do negócio das Utilities foi uma das razões para a privatização da EDP, na medida em que esta operação permitiu a abertura a novos mercados, com a possibilidade de um crescimento fora de Portugal e a atração de investidores. Foi verificado que a internacionalização da EDP ocorreu em três etapas: a primeira e segunda corresponderam ao início da expansão internacional do Grupo, respetivamente, para o Brasil e Espanha e a terceira etapa abrangeu a expansão na área das renováveis através da EDPR, a partir de 2007, que incluiu a entrada noutros mercados internacionais. Relativamente à expansão para o exterior da EDP comprovaram-se diferentes teorias de internacionalização, nomeadamente o Paradigma Comportamental, através do modelo de Uppsala, a Teoria da Contingência e a Teoria Resource Based View (RBV). No que diz respeito aos Modos de Entrada os mais utilizados pela EDP foram o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) e as Alianças Estratégicas.


Trabalho final de Mestrado