Aluno: Bernardo Miguel Matos Elias
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as razões que levaram ao abandono por parte da instituição bancária Millennium bcp dos Princípios do Equador, bem como a importância que esses Princípios tinham como ferramenta de gestão do risco de crédito, risco ambiental e risco reputacional na área de Project Finance.
Conduziu-se o estudo de forma a entender quais foram as razões do abandono, qual o balanço feito dos anos em que foram aderentes, bem como as vantagens que os Princípios do Equador trazem.
A opinião do banco Millennium bcp foi recolhida através de uma entrevista com o diretor da Sustentabilidade, e com o diretor dos Project Finance, as duas principais áreas deste estudo.
Com a realização deste estudo concluiu-se que no caso do Millennium bcp, as mais-valias de uma adesão a este tipo de ferramenta seriam praticamente nulas, sendo apenas benéfico numa vertente de reputação, reforçando a imagem do banco, como sendo uma instituição que cumpre os requisitos de referência. Sendo estes requisitos de referência obrigatórios nos mercados onde o banco atua, o banco decidiu optar pelo abandono dos Princípios do Equador, também pela sua adesão apresentar custos adicionais para o banco.
Trabalho final de Mestrado