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Contributos para a Definição de Um Sistema de Indicadores de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho (IAAD) de Entidades Formadoras

Aluno: JoÃo Pedro Rodrigues Machado


Resumo
A relevância da formação profissional justificou a implementação de um modelo de certificação de entidades formadoras, tutelado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). A avaliação do desempenho dessas entidades está prevista nesse modelo, através de um processo de autoavaliação, com base em indicadores. Neste contexto, o presente estudo versa sobre a temática da qualidade, com um enfoque no domínio da atividade formativa, de modo a contribuir para a definição de um painel de Indicadores de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho (IAAD). Constituíram objetivos específicos deste trabalho: a avaliação da relevância de um conjunto de indicadores, destinados a aferir a qualidade formativa; a análise da respetiva aplicabilidade ao Sistema de Formação Nacional e a verificação dos grupos de indicadores mais associados. Os resultados obtidos demonstram que os indicadores mais relevantes situam-se, quase exclusivamente, ao nível dos resultados da atividade formativa. Contudo, tendo em conta que um sistema de indicadores deve estar alinhado com o modelo de funcionamento da formação, foi possível assinalar outros indicadores, ao nível dos recursos e do processo formativo, ainda com um grau de relevância significativo. Concomitantemente, os resultados demonstram que os indicadores considerados mais relevantes são aplicáveis à realidade nacional, porquanto os dez considerados mais pertinentes são exatamente os mesmos que são julgados como os mais aplicáveis.


Trabalho final de Mestrado