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Responsabilidade Social Corporativa: A perceção da população portuguesa

Aluno: Ana Teresa De Faria TeodÓsio


Resumo
A presente dissertação pretende determinar a perceção da população portuguesa em relação à Responsabilidade Social Corporativa (RSC), tanto a nível de definições, como das várias práticas dentro das dimensões interna e externa. Assim, tem como objetivos avaliar se a amostra se posiciona de forma diferenciada em relação à RSC, tendo em conta as caraterísticas sociodemográficas e profissionais; avaliar quais as dimensões da RSC a amostra considera mais importantes; e avaliar se a amostra considera que é importante para o sucesso das empresas serem ativas na promoção de RSC. Através da análise dos resultados obtidos, concluiu-se que a amostra considera que a responsabilidade das empresas é a nível filantrópico, optando por aspetos relacionados com a RSC como os deveres, a proteção do meio ambiente e os direitos. Em termos de definições de RSC, a amostra considera que as empresas devem contribuir voluntariamente para um ambiente mais limpo; devem atuar sem prejudicar os recursos naturais; e devem preocupar-se com os efeitos sociais decorrentes das suas ações. No que respeita as dimensões de RSC, a amostra atribui mais importância à categoria dos Direitos Humanos da dimensão externa e menos importância à categoria da Comunidade Local, também da dimensão externa. Por outro lado, concluiu-se que as caraterísticas sociodemográficas e profissionais não influenciam a perceção da população portuguesa relativamente às práticas de RSC da dimensão interna e externa, tal como não influenciam a importância atribuída à promoção da responsabilidade social para o sucesso das empresas.


Trabalho final de Mestrado