Aluno: Pedro Andresen Guimaraes De Heredia
Resumo
Proposta: A realização desta dissertação tem como principal objectivo estudar o processo de internacionalização das empresas. Ou seja, perceber o que leva as empresas a internacionalizarem-se, quais os seus modos de entrada, e quais os grandes obstáculos que encontram ao longo de todo este processo.
Metodologia: A metodologia utilizada neste trabalho é o estudo de caso. É feito um estudo de caso relativo à empresa EDP Renováveis.
Resultados/Conclusões: A primeira conclusão deste estudo é a de que as motivações para a internacionalização das empresas prendem-se simultaneamente com razões internas e externas à própria empresa. A vontade de crescer, de ganhar dimensão, e de ser líder de mercado, são exemplos de motivações internas que levaram a EDP Renováveis a internacionalizar-se. A saturação do mercado doméstico e a facilidade de acesso ao crédito são exemplos de motivações externas referidas pela empresa. A segunda conclusão deste estudo é a de que os obstáculos à internacionalização, tal como as motivações, podem ser internos ou externos à empresa. A EDP Renováveis destaca sobretudo dificuldades externas à empresa, como o pouco conhecimento do mercado de destino, a imprevisibilidade no sistema de incentivos governamentais e as diferenças culturais e linguísticas entre países. A terceira e última conclusão deste estudo, é de que a EDP Renováveis, a par de outras empresas do sector, privilegia o investimento directo como forma de internacionalização, quer por via de aquisição de outras empresas, quer pelo desenvolvimento de projectos de raiz.
Trabalho final de Mestrado