Aluno: Adelino Kanjengenga Prata
Resumo
Na empresa, a dimensão económica é condição para que se possam alcançar objetivos não apenas económicos, mas também sociais e morais a perseguir conjuntamente.
A empresa considerada socialmente responsável, deverá ser geradora de valor para todos os seus stakeholders, isto é, deverá saber encarar a RSE como um conjunto de políticas concertadas, alinhadas com os seus objetivos estratégicos, com o intuito de dar resposta às exigências internas do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum.
Porque as práticas de RSE têm também a ver com a questão do lugar do homem na natureza e na sociedade; pois que a orientação que se dá à existência, à convivência social e à história depende, em grande parte, das respostas dadas às questões sobre o lugar do homem na natureza e na sociedade, a Igreja Católica, através da sua doutrina social, pelo seu cariz prático, especulativo e epistemológico, dispõe de recursos e sugestões teóricos importantes, herdados de uma longa tradição, fundamentada, principalmente, na dignidade da pessoa humana e no bem comum.
É neste sentido que o presente TFM procura abordar a questão da Responsabilidade Social das Empresas no pensamento da Doutrina Social da Igreja.
Trabalho final de Mestrado