Search button

Impacto da Internet of Things na Experiência do Consumidor

Aluno: Sabine Da Cruz Rocha


Resumo
O fenómeno Internet of Things (IoT) tem ganho muita atenção na comunidade empresarial, devido à sua base tecnológica inovadora e às vantagens que acarreta para o quotidiano não só das empresas, mas também do consumidor comum. No entanto, por ser uma tecnologia recente, está ainda numa fase inicial de exploração. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo perceber as aplicações empresariais desta tecnologia, focando-se na contribuição que estas podem trazer para as empresas, nomeadamente a nível da experiência proporcionada aos seus consumidores, fator mais relevante na relação entre eles e a empresa. Assim, foram elaboradas as seguintes questões de pesquisa: ?Qual a contribuição da tecnologia IoT para a experiência do consumidor??; ?Quais as principais vantagens da utilização da IoT para as organizações?? Para o estudo desta temática foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas a membros da comunidade empresarial com conhecimentos sobre esta tecnologia. Os dados recolhidos foram analisados através do software de análise MAXQDA. Os resultados revelam que a IoT tem uma contribuição maioritariamente positiva para a experiência de consumo, apesar dos desafios próprios de uma tecnologia ainda emergente. Isto implica um grande esforço por parte das empresas que pretendem adotar esta tecnologia, de forma a beneficiarem o máximo da IoT.


Trabalho final de Mestrado