Aluno: Ana Rita MagalhÃes Mendes
Resumo
Esta pesquisa retrata um estudo de caso de implementação de dois sistemas de custeio diferentes - sistema de custeio total e sistema activity-based costing (ABC) - e demonstra as implicações da escolha de um ou outro sistema.
No artigo são apresentados os dois modelos, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um, e ainda os requisitos e limitações no uso de uma sistema de custo baseado na actividade.
O estudo de caso da empresa Sogrape Vinhos, SA, foi o exemplo escolhido para demonstrar uma possível aplicação prática dos dois modelos numa empresa de produção de vinhos.
Por um lado, o objectivo do estudo é compreender o impacto ao nível do custo dos produto usando o sistema ABC ou o sistema de custeio total. Tal como é mostrado no estudo de caso, o sistema de custeio ABC tende a apresentar custos unitários mais elevados, send a principal justificação para este facto a alocação de custos de incorridos que é feita a cada um dos produtos. Por outro lado, este estudo procura reconhecer a influência que os sistemas de custeio apresentam nas decisões tomadas pela gestão, assim como na avaliação da performance organizacional.
Por fim, os resultados obtidos dos dois modelos são comparados, concluindo-se que a utilização de um sistema mais complexo traz vantagens para a organização.
Aqui é realizada uma simples abordagem da implementação do sistema activity-based costing, realçando-se as implicações do modelo ao nível da performance da empresa.
Trabalho final de Mestrado