Aluno: Marta Sofia Zacarias Perdigoto
Resumo
Os avanços tecnológicos a nível dos dispositivos móveis estão a transformar o mundo. Os utilizadores dos serviços bancários já podem realizar operações bancários em qualquer lugar e em qualquer momento, através do mobile banking. O objectivo desta pesquisa é analisar a Intenção e a Ação, nos serviços de mobile banking. Esta pesquisa utilizou o PLS para testar as causalidades no modelo proposto. Esta pesquisa estende modelos já existentes e avalia o Uso Real do mobile banking, mas também a Intenção de Comportamento traduzida na Intenção de Uso. Este estudo concluiu que os principais determinantes da Intenção de Comportamento do mobile banking são a Influência Social e a Vantagem Relativa. Além disso, as variáveis Risco Percebido, Falta de Informação e as Barreiras de Uso têm um efeito negativo sobre a Intenção de Comportamento. A Intenção de Comportamento e o Uso do Internet banking são considerados antecedentes significativos do Uso Real do mobile banking. Este estudo apresenta contribuições tanto para acadêmicos como para profissionais.
Trabalho final de Mestrado