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Estratégias low-cost como forma de melhorar a competitividade: um caso na indústria automóvel

Aluno: Manuel Maria Cardoso Ribeiro Perestrelo De Vasconcelos


Resumo
A necessidade de qualquer empresa se adaptar ao consumidor é crescente, sendo o valor acrescentado já uma condicionante da sobrevivência da mesma. O aparecimento da indústria low cost revolucionou por completo o mercado, desenvolvendo novas formas de pensamento, planeamento, e competição. Com margens operacionais cada vez menores, torna-se essencial ter o melhor desempenho estratégico para a sustentabilização e aumento da competitividade. O objectivo deste trabalho passa por analisar as exigências do consumidor low cost e, posteriormente, estudar como uma marca, que opera num mercado que tipicamente não é associado a estratégias de baixo custo, introduziu linhas orientadoras para o endereçar. Tomando por base inquéritos realizados ao consumidor e entrevistas a colaboradores desta empresa, pretende-se estudar as linhas estratégicas aplicadas pela Automobile Dacia S.A.. Foi possível concluir com o estudo que o consumidor low cost não se limita a olhar para o preço, e que a associação deste tipo de gama a uma empresa estabelecida no mercado, neste caso a Renault, pode ter efeitos positivos na competitividade do produto. Conclui-se ainda que a empresa analisada luta por encontrar um equilíbrio adequado entre a componente operacional e a de vendas para satisfazer as necessidades do consumidor, de forma a proporcionar aos clientes particulares uma compra racional e calculada.


Trabalho final de Mestrado