Aluno: Aires Jorge Miguel Aguiar BrandÃo Amaral
Resumo
O turismo é hoje um assunto da máxima atualidade, quer num plano prático, pela tendência mundial de crescimento que o sector apresenta e pelo peso cada vez mais expressivo que tem na economia dos países; quer num plano teórico, pela crescente produção académica de que tem sido alvo. No plano da investigação, contudo, não passa desapercebido o facto de a literatura relegar para um segundo plano questões de natureza estritamente teóricas. Assim, o presente estudo constitui-se como um contributo para diminuir esta lacuna focando-se em questões de natureza epistemológica.
Neste domínio, há um nome que surge como incontornável: John Tribe. Entre muitos outros contributos na área, desenha, com a ajuda de Janne J. Liburd, um complexo sistema de conhecimento em turismo. O objetivo dos autores é claro: explicar as dinâmicas de criação de conhecimento no campo de estudo do turismo. A presente dissertação procura verificar a aplicabilidade do modelo desenvolvido. Para tal, estabeleceu-se um instrumento (quadro de referência) que permitisse fazer essa verificação e testou-se o mesmo numa amostra de vinte e três artigos com propostas de agendas de investigação em Turismo e Hospitalidade (T&H).
Como se poderá constatar, é possível afirmar que há um grau de correspondência grande entre a realidade e aquilo que são as dinâmicas de criação de conhecimento em turismo e os elementos do modelo criado por Tribe e Liburd (2016). Com efeito, os artigos analisados atestam que o modo como se gera conhecimento em turismo vai muito alinhado com o modelo avaliado.
Trabalho final de Mestrado