Aluno: Paulo Jorge Pereira Reis Gomes
Resumo
O presente trabalho final de mestrado pretende avaliar, com base nos princípios de um plano de negócios, o potencial e a exequibilidade de um projeto de rotas turísticas pedestres, de abrangência nacional, que integra princípios para o desenvolvimento do território.
A revisão da literatura, desenvolvida para orientar a definição dos principais vetores a seguir no estudo, centrou-se na eficácia e na aplicabilidade do plano de negócios.
Com base na especificidade e âmbito do projeto, foi escolhida a metodologia do plano de negócios de Kuratko (2016). Sentimos, no entanto, a necessidade de integrar um item do processo metodológico de Ernst&Young (1997) de forma a melhorar a análise, tendo em consideração a realidade do projeto, sendo este a avaliação das alianças estratégias.
Foram realizadas entrevistas qualitativas a potenciais guias e a turistas. A informação recolhida nas entrevistas foi complementada por dados secundários recolhidos que se prestaram como auxiliares na avaliação do conjunto de opções a tomar, nomeadamente ao nível da estratégia de marketing.
A análise da viabilidade financeira do projeto foi realizada com bases em três estratégias distintas de abordagem ao projeto que mesmo assumindo algum conservadorismo nos pressupostos, garantem boas perspetivas de implementação do projeto.
Na sequência do presente plano de negócios, conclui-se que o projeto perspetiva um bom potencial de rentabilidade financeira, podendo assumir-se por outro lado como um pilar de desenvolvimento do turismo em Portugal, nomeadamente como apoio ao reforço da dinamização dos territórios do interior.
Trabalho final de Mestrado