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A importância das competências de marketing na performance internacional das Pequenas e Médias Empresas industriais

Aluno: Francisco Manuel De Oliveira Faria Monteiro


Resumo
Têm-se verificado mudanças constantes e significativas nos mercados globais, com as empresas a operarem não só no mercado doméstico mas cada vez mais em mercados estrangeiros. As empresas Familiares (EF) têm sido espelho dessas alterações e estão cada vez mais internacionais por necessidade, através das suas actividades específicas. Como tal, vários estudos têm sido conduzidos no âmbito das Pequenas e Médias Empresas Familiares (PMEF) e as suas especificidades influenciadoras da internacionalização, bem como, nas diferenças face às empresas não Familiares (ENF). No entanto, e apesar da existência de diversos trabalhos sobre o tema, carece ainda de uma visão mais clara e menos discrepante. Serve assim o presente estudo para compreender de que forma as capacidades e estratégias, com foco no marketing, influenciam a internacionalização das empresas familiares e não familiares, afectando o seu desempenho. Como tal, foi desenvolvido um modelo conceptual com o objectivo de identificar as capacidades de Marketing (CM) relevantes na decisão estratégica de adaptação ou padronização do Marketing Mix (MM) e o impacto deste nas empresas, familiares e não familiares (EF e ENF).


Trabalho final de Mestrado