Search button

Plano de Negócios Social:Estudo e Implementação de uma Empresa Social Privada

Aluno: Susana Ferreira Cerqueira Dias


Resumo
O presente Trabalho Final de Mestrado, de natureza de projeto, é a realização de um Plano de Negócios Social (PNS) na implementação de um Serviço de Apoio Domiciliário privado na região norte da cidade de Lisboa. O PNS é uma ferramenta importante para a empresa poder definir a missão, a visão, a estratégia e os seus objetivos. O estudo científico do PNS em Portugal é inexistente e a sua utilização nas empresas sociais é pouco frequente. Na literatura americana verifica-se o interesse em abordar este tema e denotam-se variados contributos no desenvolvimento desta ferramenta. No entanto, percebe-se a falta de conhecimentos de gestão estratégica na elaboração dos PNS´s. A literatura sobre planos de negócios desenvolvidos noutros sectores empresariais está mais avançada e mais completa. A empresa que se pretende implementar, tem a designação de ?Dias Felizes? e estão expostas as etapas do PNS (apresentação da empresa, estudo de mercado, plano de marketing, plano de operações, plano de recursos humanos e plano financeiro) que foram as linhas orientadoras que permitiram verificar a validade do Projeto. No entanto, estas etapas são ainda incompletas comparadas com outros Planos de Negócios noutros sectores empresariais. Conclui-se que as empresas sociais devem criar novas estratégias para gerar mais receitas, visto não dependerem de subsídios do estado. A solução passa por estabelecer parcerias para obter vantagens, como também pela construção de um PNS sólido e capaz de indicar a finalidade do negócio e ser uma ferramenta de ajuda quando surgem problemas na empresa.


Trabalho final de Mestrado