Search button

APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN STARTUP A UM NEGÓCIO DE INOVAÇÃO MOBILE

Aluno: Filipe Da Cruz Esteves Casal Da Veiga


Resumo
Com o irromper e com a disseminação de cada vez mais projetos empreendedores um pouco por todo o mundo, surge também a necessidade de repensar as metodologias associadas ao desenvolvimento de projetos, especialmente dedicadas a este tipo de negócios. A corrente Lean Startup surge como um movimento dedicado à compreensão e ao apoio de negócios inovadores que operam em ambientes de alto risco, com o propósito de o mitigar e de responder às limitações que as organizações que os desenvolvem normalmente enfrentam. Este TFM acompanha a vida de um projeto e de uma equipa desde a concepção da ideia até ao lançamento do produto, retratando passo a passo cada etapa do mesmo, explorando as ferramentas Lean que permitiram uma rápida análise das necessidades do cliente, uma avaliação precisa da qualidade da solução apresentada, um estudo da envolvente externa e um desenho de uma estratégia financeira viável. Este TFM explora ferramentas essenciais ao desenvolvimento de qualquer projeto Lean, tais como o Business Model Canvas, o Validation Board, o Value Proposition Canvas e o Blue Ocean Canvas, apresentando assim um modelo diferente do tradicional plano de negócios exaustivo, defendendo uma rápida mas não perfeita entrada no Mercado sob o mote Falhar depressa, ser bem sucedido ainda mais depressa (Lean Startup Machine, 2012).


Trabalho final de Mestrado